20 de Novembro de 2020

Comentário sobre o Ano Litúrgico

O Domingo de Cristo Rei e o Primeiro Domingo do Advento, marcam respectivamente, o final e o início do Ano Litúrgico, também entendido como ano cristão ou eclesial.[1] O caminho de fé, percorrido pela igreja ao longo do ano, é o itinerário que insere os cristãos nos mistérios da vida de Jesus Cristo. O Ano Litúrgico é o modo pelo qual a igreja, ao longo dos domingos, contempla o núcleo de sua espiritualidade. Todos os domingos, celebramos a Palavra de Deus e participamos da Eucarística.

Os três grandes ciclos da liturgia: páscoa, natal e o ciclo comum, são os modos específicos de dar ritmo próprio as celebrações, em que o próprio Cristo vem e vivencia com a sua igreja os seus mistérios de salvação. O Lecionário é “o guia, o leme da espiritualidade cristã ao logo do percurso de cristificação que constitui a vivência desse tempo de graça”[2]. Convidamos vocês irmãos e irmãs, a tomar parte desta riqueza para a vida cristã que é o Ano Litúrgico. Deixemo-nos inspirar pela assídua participação das celebrações dominicais. Busquemos à Cristo e o seu Reino, para que Ele permaneça no meio de seu povo peregrino.

Image title

Fonte da imagem: https://revistadeliturgia.com.br/product/revista-de-liturgia-ed-230-caminho-pedagogico-da-fe-no-ano-liturgico/

[1]SILVA. P. Jerônimo. O Ano Litúrgico como caminho de fé. Revista de Liturgia. São Paulo. Ano 42 – 248, Março e Abril – 2015. P.: 4 – 8.

[2] Idem.

Autor: Anderson Schulter de Souza - 2º ano da etapa da Configuração