30 de Julho de 2019

Missionários da Arquidiocese de Maringá visitam a Diocese de Guajará-Mirim.

Entre os dias 15 e 30 de julho de 2019, um grupo de missionários da Arquidiocese de Maringá esteve em visita missionária na Diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia. A missão é fruto do projeto missionário do COMIPA da Paróquia São Mateus Apóstolo, de Maringá, em resposta aos apelos do 24º Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá. Além do pároco, pe. Genivaldo Ubinge, a paróquia foi representada pelo seminarista Donizeti Pugin e pela Maria Lúcia Zorzenon de Piza, liderança leiga da comunidade. Compuseram também o grupo a leiga Jovelina Pontes, liderança da Paróquia Imaculada Conceição, de Floraí-PR, e o prof. Geovani Rossato, de Maringá-PR.Celebração Eucarística.

Atento ao objetivo principal de conhecer a realidade de nossa Igreja-irmã, o grupo visitou a Basílica Menor Divino Espírito Santo, em Costa Marques-RO, onde encontra-se o pe. Obelino Silva de Almeida, de nossa Arquidiocese. Após uma semana visitando as comunidades urbanas e rurais da paróquia, o grupo seguiu de barco para as visitas às comunidades ribeirinhas da região. Durante quatro dias, foram visitadas as comunidades bolivianas de San Borja e Nueva Brema, as reservas indígenas de Ricardo Franco e Sagarana e o distrito de Surpresa. Essas visitas foram ocasião especial para conhecer a realidade dos povos ribeirinhos, confraternizar e celebrar com eles a Eucaristia.Missionários.

A visita encerrou-se na cidade de Guajará-Mirim, onde o grupo pode partilhar sua experiência missionária com Dom Benedito Araújo, bispo diocesano, e conhecer um pouco mais dos desafios pastorais da diocese. O principal desafio apontado pela Maria Lúcia consiste na escassez de presbíteros para o atendimento pastoral a essas comunidades, o que justificaria a missão tão longe de casa. Ainda que breve, a experiência foi enriquecedora para os que dela participaram, são encontros com pessoas e lugares que ficarão para sempre em nossa memória, como recorda Jovelina. Saindo mais conscientes da importância do projeto missionário e desejosos de retornar à Diocese-irmã assim que possível.

Eucaristia com pe. Obelino.

Pe. Genivaldo e outros missionários.

Autor: Donizete Pugin.