26 de Outubro de 2020

Mês Missionário Extraordinário – Eis-me aqui, envia-me (Is 6, 8)

“A vida é missão”, “Eis-me aqui, envia-me”[1], este é o tema e o lema do Mês Missionário Extraordinário de 2020, e nos convida a voltarmos a essência primeira da Igreja: a missão. Todos nós, batizados, somos chamados a Evangelizar, seja em casa, no trabalho, na faculdade, por onde estivermos, somos chamados a anunciar a maravilha de seguir a Cristo, por isso somos “Batizados e Enviados”[2].

O Papa Francisco proclamou o mês de outubro como o Mês Missionário Extraordinário e esse ano, o nosso tema (A vida é missão), tem o principal objetivo de “mostrar que a Igreja é uma Igreja em saída, além de buscar despertar, em medida maior, a consciência da missio ad gentes (missão às nações) e retomar um novo impulso à transformação missionária da vida e da pastoral”[3]. Ser discípulo missionário, é muito além de simples tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco nos recorda, na Evangelii Gaudium, que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração”[4].

Todo cristão possui a missão de anunciar o Evangelho de Cristo. Eis a missão que Jesus nos deixou: “Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho”[5]. É necessário que nós, enquanto cristãos batizados, saíamos de nosso comodismo e levemos os ensinamentos deixados por Cristo. Assumir a missão de anunciar, é colocar Cristo no centro de nossas vidas e levá-Lo àqueles que mais necessitam, ou que ainda não O conhece, desse modo, assumimos como verdadeiros discípulos e abraçamos o projeto do Deus uno e trino. Anunciar, também é denunciar! Assim, é dever dos cristãos denunciar toda injustiça que fere a dignidade humana e a proposta do Reino de Deus.Image title

Nós, seminaristas da arquidiocese de Maringá, visando estar em sintonia com a missão deixada por Cristo, temos, em nossa arquidiocese, o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), que busca auxiliar a despertar o ardor missionário nos futuros presbíteros, proporcionando assim, uma forte espiritualidade e experiência missionária nos mais diversos contextos. Somente assim, com fé e ação, poderemos cumprir de maneira concreta a missão deixada por Jesus e ir, a cada dia, nos configurando aos passos do Bom Pastor, nos tornando uma Igreja em saída.

Por isso, pedimos que continuem suas orações pelos missionários, para que, a cada dia, sintam a alegria de servir ao Cristo, mestre e pastor. Ser missionário é ter amor pela Igreja e compaixão por aquele que sofre. Que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros das missões, nos abençoe e nos conduza cada vez mais a Evangelização.

[1]  Is 6,8

[2]  Tema do Mês Missionário Extraordinário de 2019

[3] Carta do Papa Francisco por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica   Maximum Illud”, 22 de outubro de 2017

[4]  Evangelii Gaudium, nº 27

[5]  Mc 16,15

Autor: Gustavo Henrique Apoloni Aguera, seminarista da etapa da Configuração.