05 de Março de 2020

Paróquia Santa Teresa de Jesus de Marialva realiza Semana Vocacional Missionária.

Entre os dias 08 e 16 de fevereiro, a Paróquia Santa Teresa de Jesus de Marialva realizou a Semana Vocacional Missionária. Cinco seminaristas da Arquidiocese de Maringá estiveram na referida paróquia: Anderson Gumieri, Anderson Schulter, Otávio Gobetti, Paulo Ramires e Thiago Santiago.

Visita às famílias na paróquia Santa Teresa de Marialva.

Os preparativos para a missão na paróquia iniciaram no fim de 2019. Em comunhão com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e o pároco, Padre Salvador Aparecido dos Santos, diversas atividades foram elaboradas para uma ampla participação da comunidade paroquial. Tendo em vista que as Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (Doc.110 - CNBB), apresenta a formação pastoral-missionária, como princípio unificador de todo o processo formativo, a elaboração das atividades missionárias buscaram corresponder a tal diretriz. “O seminarista deve preparar-se para ser não apenas um pastor do rebanho que lhe foi confiado, mas um evangelizador, um missionário, alguém que sai de seus espaços eclesiais e vai ao encontro das pessoas onde elas estão, para descobrir os sinais da ação de Deus e anunciar-lhes o Evangelho do Reino, com novo ardor, novos métodos e novas expressões”. (Doc. 110 – CNBB, n. 229)

Visita às famílias na paróquia Santa Teresa de Marialva.

Para favorecer uma experiência pastoral diversificada, a partir da convivência e partilha com uma comunidade de fé, nos seus mais variados grupos e expressões, em comunhão com as diretrizes da formação, os seminaristas foram distribuídos nas comunidades da paróquia, possibilitando o conhecimento dos diferentes movimentos eclesiais e das pastorais organizadas, bem como o contato com pessoas em situação de sofrimento, grupos e populações das periferias (Doc. 110 – CNBB, n. 233).

Visita às escolas na paróquia Santa Teresa de Marialva.

Durante a Semana Vocacional Missionária, além das celebrações e visitas aos doentes, idosos, jovens e famílias, diversas formações foram realizadas e ministradas pelos seminaristas: formação para leitores e animadores, formação para a Pastoral da Comunicação, formação sobre a Doutrina Social da Igreja para a equipe da Promoção Humana, formação sobre o canto litúrgico, formação da missa parte por parte e a formação para a preparação da liturgia da Santa Missa. Além disso, os seminaristas realizaram com a comunidade encontros com a catequese e luau com jovens e adolescentes.

Visita às famílias na paróquia Santa Teresa de Marialva.

Ao término da Semana Vocacional Missionária, a avaliação dos seminaristas é de que as características da Paróquia Santa Teresa de Jesus de Marialva, o modo como as lideranças e o pároco participaram das atividades favoreceram a realização da mesma. Além disso, o engajamento pastoral dos seminaristas foi uma oportunidade para que os agentes de pastoral e as comunidades pudessem acompanhar o processo formativo dos presbíteros, estimulando-os com o testemunho e o apoio (Doc. 110 – CNBB, n. 240).

Autor: Paulo Ramires.

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil