Seminário Propedêutico.

A formação dos futuros padres inicia-se com a entrada no Seminário e a primeira etapa do Seminário chama-se Propedêutico. Propedêutico significa “preparação, período preparatório”. Isso quer dizer que a primeira etapa da formação dos futuros padres leva esse nome pelo fato de preparar para as etapas seguintes (etapa discipular e etapa configurativa), é o início da formação inicial do candidato ao presbitério.

A partir do novo documento da formação (Ratio Fundamentalis, de 2016) o Propedêutico se tornou uma etapa necessária e obrigatória, tendo identidade e proposta formativa específicas. O Seminário Propedêutico da arquidiocese de Maringá se chama Santo Cura d´Ars, homenageando São João Maria Vianey, padroeiro de todos os padres, e tem duração de um ano, se não for solicitado algo diferente ao candidato. Para ingressar no Seminário é necessário um acompanhamento prévio feito por meio dos encontros vocacionais.

“O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria. O objetivo principal consiste em assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. Este é um tempo propício para um conhecimento inicial e sumário da doutrina cristã, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, e para o desenvolvimento da dinâmica do dom de si na experiência paroquial e caritativa” (Ratio, n. 59).

Nosso Seminário Propedêutico tem sede em Mandaguaçu, junto à paróquia São Sebastião, permitindo distinção das outras etapas, além de permitir desde o início uma boa integração e contato com a dinâmica paroquial por meio de atividades pastorais aos finais de semana, além de participação em muitas celebrações e momentos festivos da comunidade que possibilitam conhecimento e amizade com muitas famílias.

Temos uma agenda intensa de trabalhos e estudos, sendo acompanhados constantemente pelos padres reitor e diretor espiritual e vários professores. As disciplinas lecionadas são Língua Portuguesa e Espanhola, História, Introdução ao Mistério de Cristo e da Igreja, Vida em Cristo, Oração Cristã, Liturgia e Introdução à Vida Intelectual, Dimensão Humano-afetiva: Sexualidade, além de haver um Grupo de Trabalho acompanhado por uma psicóloga na Dimensão Humano-afetiva e Comunitária. Temos também momentos semanais de esporte e de organização das atividades da casa.

A arquidiocese de Maringá procura, por meio desta etapa formativa, oferecer aos seminaristas um tempo propício de discernimento e conhecimento da vocação presbiteral, que é um caminho de autoconhecimento, seguimento, entrega e amor a Cristo Bom Pastor e ao próximo.




Pe. Marcos André de Oliveira. Reitor do Seminário Propedêutico.

Seminaristas

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil