14 de Julho de 2019

3° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas.

A missionariedade está atrelada a essência de nossa Igreja. O Papa Francisco em seu pontificado dá grande atenção a essa temática, recordando a todo cristão seu compromisso missionário recebido junto ao batismo. O sumo pontífice recorda esse compromisso de forma especial aos clérigos pedindo que "não haja um só clérigo que não tenha em seu peito o ardor missionário", em vista desse pedido, como futuros sacerdotes os seminaristas participam durante o seu tempo de formação do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE). Sendo o intuito deste conselho o despertar missionário dos candidatos ao presbiterado.

Seminaristas do Regional Sul II

Atendendo a esse apelo do Papa, dos dias 10 à 14 de julho, eu juntamente com o seminarista Gustavo Aguera da Arquidiocese de Maringá, estivemos participando do 3° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas na cidade de Santo Antônio da Patrulha – RS, que teve como objetivo animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros do Brasil, de maneira que a missão seja o eixo central da formação dos novos padres e nos ajudando a adquirir um autêntico espírito missionário. Em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, o congresso teve como tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e o lema de inspiração apostólica: “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

Missionários.

Simultaneamente ao COMISE Nacional, o regional sul 3 celebrou 25 anos de missão na diocese de Nampula em Moçambique. As celebrações contaram com a presença de leigos moçambicanos e também o arcebispo de Nampula, sacerdotes e bispos de todo o Brasil fizeram-se presente, entre eles Dom Jaime Spengler 1º Vice-Presidente da CNBB. Ele presidiu a celebração de abertura. Vale ressaltar que o sínodo da Amazônia também foi um dos temas abordados no congresso.

Seminaristas.

Esses dias de formação e missão ajudaram a despertar em nossos corações o ardor pela missão e a nos tornarmos cada vez mais conscientes da importância de evangelizar, e que “Ser profeta hoje é resgatar o sentido da vida” (Dom Leomar Brustolin).

Seminaristas missionários do Brasil.

Seminaristas da Arquidiocese de Maringá.

Autor: Marcos Felipe dos Santos.

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil